Ilhabela – as 5 praias que você não pode deixar de ir


PRAIA-CASTELHANOS-ILHABELA-DIVULGAÇÃO-1024x682

1. Praia de Castelhanos 

Uma das mais famosas e maiores praias da ilha, Castelhanos cumpre seu papel de melhor passeio da ilha :) 

Sendo consideradas uma das mais bonitas do mundo, essa joia rara é uma das maravilhas da Ilhabela.

A Praia do Castê, como é conhecida pelos moradores locais, fica do outro lado da ilha e é preciso atravessar uma boa trilha a pé ou de Jeep 4×4. 

O passeio é bem divulgado e quase todas as operadoras de turismo realizam o passeio que fica entre 50 e 70 reais por pessoa com direito a guia e Jeep ida e volta.

Não recomendo fazer a trilha a pé sem algum guia ou morador local, é uma trilha mais puxada e sem tanta sinalização, a chance de se perder pode ser grande. Muito menos tentar ir com seu carro, a chance de atolar é certeira sem conhece o caminho e manobras necessárias 

No meio da trilha tem o mirante com um visual espetacular de todas as praias do castê e da mata, é um dos meus locais preferidos! Aonde você vê realmente o tamanho e esplender dessa natureza linda da ilha ❤️

IMG_3897

Chegando na praia, o visual é de emocionar! Como o acesso é mais restrito (graças a Deus!) a Praia se mantém em seu estado mais natural tendo apenas uma comunidade caiçara local que vive do que planta e caça e de poucas compras do outro lado da ilha, mantendo a sustentabilidade e manejo ambiental da Praia. 

No lado esquerdo da Praia tem o começo da trilha para a cachoeira do gato! É imperdível! Não deixa de ir que essa cachoeira é linda demais! A trilha é bem levinha e ainda tem um deque que dá um suporte e conforto para todos, super indicado para crianças e pessoas mais idosas! O guia do Jeep acompanha a trilha e ela é bem sinalizada e movimentada em dias de alta temporada e feriado :) 

gato-w1024

Há muitas empresas na ilha que realizam o passeio, mas você pode fechar direto com os "Jeepeiros" que ficam estacionado na praia do perequê, sempre sai mais barato ;) 

Além disso, há alguns restaurantes com ótimas opções de almoço, petiscos e bebidas! Leve dinheiro pois a maioria não aceita cartão, e dificilmente há sinal de celular por lá! 

Indo mais pro lado direito da Praia há camping e restaurantes mais modestos e locais com opções também de almoço e petiscos por um preço bem mais em conta ;) 

Os campings por lá tem a diária bem barata por no máximo 15 reais e possuem uma infraestrutura bem básica, recomendo levar seu fogareiro para o caso de não ter ou não funcionar a cozinha à disposição. Uma boa opção  para quem quer curtir um lugar mais isolado e "roots".

bonete

2. Praia do Bonete 

A Praia mais roots da ilha não podia ficar de fora. Com acesso por barco ou trilha, a Praia é o destino preferido dos mochileiros  e de quem busca um lugar mais sossegado e em contato com a natureza!

A Praia é estonteante e ponto certo para surfistas! Com uma população caiçara local que mantém a sustentabilidade da praia e a cultura caiçara local, a Praia do Bonete é a escolha perfeita para quem quer conhecer um pouco mais das raízes e histórias da ilha.

O Bonete tem uma estrutura básica para turistas, com alguns campings, uma única e boa pousada e muitos quartos para alugar em casas de moradores.

Na praia tem alguns poucos restaurantes e com horário restrito, o restaurante da Pousada Canto Bravo possui um restaurante mais gourmet mais completamente inspirado da cultura e ingredientes locais, além de ser a hospedagem mais classuda da ilha ;)

Para chegar lá há o passeio de barco oferecido por algumas operadoras na ilha, recomendo a Taxi Bonete e a  Maembipe ou então a fantástica trilha que leva a esse paraíso! O preço ida e volta de barco gira em torno de R$160 ou mais dependendo da temporada.

A trilha é um pouco longa mas de nível fácil, sendo bem larga na maioria das partes e com duas cachoeiras maravilhosas no caminho, sendo uma delas a da laje(Saiba mais sobre as cachoeiras da Ilha aqui) famosíssima por seu gigante, natural e divertido escorrega. 

entradatrilhalaje

     Entrada da Ilha da Ponta do Siriuba (extremo sul da ilha)

Laje 1

   Escorrega na Cachoeira da Laje

Uma curiosidade do local é que a trilha começou a ser construída para ter acesso a carro, mas a população local sabendo doas consequências do turismo de massa que assola o resto da ilha se uniu e pediu o embargo da construção conseguindo preservar a sua cultura e modo de vida local. Por isso a trilha é bem larga e se sente mais como uma caminhada do que trilha em si na maioria das partes :) 

O tempo comum de trilha é de 3 a 4h, leve bastante água e vá com um guia ou morador local. Além disso leve bastante repelente e vá se possível de calça e com uma blusa de manga longa além de tênis próprio para a atividade, pois os famosos borrachudos da ilha não perdoam rs 

Chegando na praia é só curtir o visual é o mar maravilhoso além do Rio Nema que desemboca no final esquerdo da ilha e serve de guarda e saída de seus moradores ao mar.

Vila-de-Pescadores-na-Praia-do-Bonete_Wikimedia-Commons_Thiago-Sieiro-Cunha

O Bonete é minha Praia preferida da ilha , é a natureza se revelando na maior pureza. Com quase nula de energia elétrica, a Praia de noite é algo místico, com aquela visão gigante da estrela e via láctea. Além de um real contato com a população local e diversas opções de atividades. 

3. Praia do Julião 

praia_portinho: juliao?

A Praia fica na parte sul da ilha e é mais recomendada para quem curte um agito a mais! Com quiosques e aluguel de Stand Up e kayaks a Praia tem mais estrutura que as duas acima por ficar do lado com acesso de carro da ilha.

Do lado esquerdo tem um pier que muitos locais ficam e fazem seus pulos diretos na água, uma delicia! 

Remar de Stand up também é incrível! Tem uma ilhota em frente que da para contornar e admirar a paisagem local :) 

Nos fins de semana e feriados a Praia costuma ficar lotada e mais barulhenta, mas sempre com aquele visual! 

4. Praia das Cabras

214929-970x600-1

Ponto de mergulho e snorkeling, esse é um dos pontos mais famosos da ilha, aonde é possível ver a vida aquática de pertinho 

É nesta região que está localizado o Santuário Ecológico Submarino, protegido por lei da caça e pesca submarina desde 1992. Nessas águas, é possível encontrar as mais variadas espécies de peixes ornamentais e outros habitantes marinhos, como tartarugas, estrelas-do-mar e, se tiver sorte, cavalos-marinhos. A região se encontra entre a praia e a ilha das cabras e no entorno da mesma 

Com escolas de mergulho em frente, esse é o lugar para tirar sua habilitação de mergulho ou alugar equipamentos para mergulhar! 

A Praia fica na parte norte da ilha e consta com estacionamento e quiosque na praia :) 

Escola de Mergulhos:

Colonial Diver – Oferece, mergulhos, batismos, diversos tipos de cursos e conta com todo o material necessário para a prática de esportes e lazer marinhos.

cabras2

5. Praia de Jabaquara 

praia jabaquara

A última Praia da parte norte da ilha com acesso a carros comuns. Mas no final a trilha vira terra e um 4×4 ajuda bastante :) 

Excelente opçnao para quem quer fugir das prais lotadas do fim de semana/feriado mas sem ter que pegar trilha ou barco!

Dica: Leve comida, água e bastante repelente ;)

BÔNUS!

Praia do Perequê 

a522a6005d1cb428ea34ef1769cd7452_L

A Praia mais acessível da ilha é ponto certo de famílias e praticantes de remo, stand-up, wind e kite surf.

A ilha é conhecida como a capital da vela, e não é a toa, os ventos fortes são comuns por aqui, chamando todos os atletas de wind e kite surf a praticar na praia.

Por estar localizada de frente para São Sebastião é possível ver o outro lado e até Remar até lá para os mais acostumados. Completamente sem ondas a Praia é ideal para crianças e para o remo em geral :) 

O único problema é que nos feriados e alta temporada a Praia fica bem lotada, até no mar.. mas é uma excelente opção para relaxar e fazer algum esporte marítimo em épocas menos populares. 

A parte boa é que dá para ir andando do centro comercial e fica perto da maioria dos restaurantes, hostels, bancos e comércio da ilha. 

Se estiver hospedado na vila é só pegar o ônibus em direção a balsa (barra velha) e saltar no perequê ou ir de carro se assim estiver :) 

MAPA

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *