Hawaii | North Shore

sunset7m

North shore é como se fosse o lado com ares de cidade do interior da ilha! Os moradores locais não querem muitos turistas e são contra qualquer construção que interfira no meio ambiente ou traga mais pessoas a região. Eles possuem uma campanha bem famosa e anunciada que é ´keep the country country! Algo como mantenha o local com jeito de 'interior' para não virar algo como waikiki, ou seja, muitos turistas e pouco lugares que não seja feito para o turismo. (leia-se: tudo inscrito em japonês e com souveniers a venda)

Sem-Título-1

O único hotel oficial é o Turtle Bay é só está ali porque é muito antigo e colabora com a preservação do meio ambiente e contribui com os moradores e agrega e se abre as opniões locais!

North shore é assim.. o lado roots de oahu e o paraíso dos surfistas. 

É nessa região que estão as praias dos campeonatos que já ouviu em alguma TV por aí! Pipeline, Sunset e Waimea Bay que além de sediarem os campeonatos são palcos de uma das maiores ondas do mundo são de agradecer a Deus pela visão, é uma mais linda e forte que a outra! Com o recorde chegando a 40ft (12m), forma literalmente, uma parede d´agua!

26841193_max

Há varios campeonatos acontecendo em Pipeline e até Sunset, mas quando as ondas passam de 6 ou 7 m, o festival em homanegam a Eddie Aikau acontece.

Eddie Aikauera um havaiano surfistas e salva-vida e um dos primeiros a desbravar e dominar as ondas gigantes de Waimea Bay, isso na década de 60, sendo aclamado como um grande conhecedor dos mares pelos que ali residiam. Porém um trágico acidente em 1978 o leva ao desaparecimento enquanto estava na busca  salvamento de uma triupulação que estava fazendo a travessia entre Hawaii e Tahiti.

Desde então, quase toda época de surf e altas ontas (dezembro a fevereiro) há o campeonato feito em sua homenagem pela Quicksilver, aonde 28 surfistas são escolhidos a dedo para participar. Só surfista de elite e com muita experiência em ondas gigantescas!

 Os camepontos em homanegam a Eddie contecem desde 1985 e são ansiosamente esperados por todos os surfistas e amantes do esportes! Se você estiver por lá e ficar sabendo que vai rolar o campeonanto de Eddie em Waimea Bay, se prepare! Chegue MUITO cedo para não pegar transito e garantir algum espaço na areia, se puder ir na noite anterior melhor ainda, o engarrafamento fica quilométrico no caminho waikiki-north shore!

26839139_max

À época das ondas grandes e dos sufistas que vem em busca das maiores ondas do mundo fica entre dezembro e fevereiro. E por isso North Shore vira casa para muitos que vem em busca das grandes ondas! E uma grande maioria vem de nossa terrinha amada, Brasil <3

Eu juro que em Pipeline teve um dia em que escutei mais português que inglês, com a visibilidade que Medina começou a dar aos nossos atletas, o sonho aumentou e muitos vem também tentar a sorte por aqui! É como se sentir em casa, até food-truck com coxinha, açaí e guaraná tem :)

coxinhaguarana

Além disso, o clima em North Shore é muito simpático e acolhedor, mas é roots, tem pouco transporte público.

North shore conta com algumas poucas linhas de ônibus, mas dependendo adonde você estiver hospedado uma bicicleta já é o suficiente. Além disso, é super comum o hábito de dar caronas  por aqui, por isso não se acanhe e coloque o dedo no ar ;)

Para comer os foods trucks espalhados ao longo da orla dão conta do recado! Tem tailandês, gourmets, brasileiro, americano, japonês.. um pouquinho de tudo! A maioria tem uma quantidade razoável de mesas pra sentar, mas ê comum alguns lotarem nos horários de pico. Para saber onde comer clique aqui.

North shore conta com um mercado que é o Foodland! Esse é basicamente o centro de North shore e possui todo o comércio da região! Na rua do lado possui algumas lojinhas, uma de biquíni, uma de bike e uma de mergulho.

Para acessar o mapa com todas as informações, clique aqui ou aqui.

Outra coisa muito procurada em North shore é mergulho ou snorkeling, mais pratico em Shark´s cove, saiba mais aqui.


Onde ficar 

 

Kalini Private Lodging

PRIVATELODGINGN

 (entrada do lodging, é meio escondida, fique atenta a essa caixa de correio e siga o corredor até o final)

A melhor opção para quem quer economizar mas sem passar perrengue (: 

As opções de hospedagem em North shore são escassas, além do super hotel 5 estrelas (o turtle bay) tem 2 hósteis que são as opções mais em conta! O Kalani é um dos melhores hosteis que já fiquei e é super limpinho e bem administrado, o dono está sempre presente e é um amor de pessoa!

As instalações são impecáveis, há aluguel de bike e prancha e fica quase em frente à Sunset Beach. O que mais pode se querer? (: 

A outra opção de hostel me foi extremamente não recomendada ao ponto de baratas serem visitas constante no quarto.. só vai para lá se você estiver muito sem dinheiro mesmo e com request negado no couchsurfing. Sério!

Fora isso, há airbnb e muitos que alugam seus quartos para os surfistas na temporada, a maioria é no boca a boca mas você pode achar alguma coisa no Craiglist (um classificado online que todo mundo usa) mas atenção, NUNCA pague nada antes de chegar no local, há relatos de golpe e coisas do tipo. Combine, vá ao lugar e se tudo tiver ok pague o combinado, seja feliz e aproveite as ondas ;) 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *